Saúde

Irupi também confirma seu primeiro caso de Covid-19

Paciente foi orientado a seguir em Isolamento domiciliar e será acompanhado pelo Serviço de Saúde do Município.

Por Estevão Gomes 21/04/2020 – 18:25 hs

A Secretaria Municipal de Saúde de Irupi confirmou na tarde desta terça-feira (21), que foi diagnosticado a partir de exame de laboratório o primeiro caso de Covid-19 no município.  De acordo com o Secretário de Saúde, José Mário de Moraes, os procedimentos de isolamento social do paciente e seus familiares já foram tomados.

No Mapa de Gestão de Risco para estabelecer medidas qualificadas em cada município no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), baixado pelo Governo do Espírito Santo neste sábado (18), ele anunciou que o mapa leva em consideração o número de casos registrados e os municípios estão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto). Irupi está classificado como Risco Baixo e assim continua, mesmo com esse caso confirmado, já que permanece abaixo do coeficiente estipulado que é de 23 casos por 100.000 habitantes, o que dá 0,00023.

Mesmo assim, o prefeito Edmilson Meirelles gravou vídeo para anunciar a confirmação do caso de Covid-19 e também para pedir que as pessoas sigam as medidas de prevenção estipuladas pelo Mapa de Gestão de Risco, principalmente, o uso de máscaras. “Se você puder, fique em casa, mas se precisar sair, use máscara e siga todas as medidas de prevenção”, disse, destacando que o isolamento e o distanciamento social são as maneiras mais eficientes de evitar a contaminação.

Ajuda

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu a liberação imediata de R$ 148.696,10 (cento e quarenta e oito mil e seiscentos e noventa e seis reais e dez centavos), já em conta, recurso financeiro do Fundo de Penas Pecuniárias.

Esses valores serão investidos prioritariamente na aquisição de insumos e equipamentos para combater o Coronavírus no município. Pedido protocolado via e-mail conforme a Portaria Nº 223, de 20 de março de 2020, pela Secretária de Saúde Débora Storck.

FONTE:  a notícia.

Foto: Wikipedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error