GERALNotícias

Chuva: 13 cidades do ES estão sob risco de deslizamento; quase 60 pessoas estão fora de casa

Cidade que registrou maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi Mucurici, com 82 milímetros

O Espírito Santo continua sendo atingido por fortes chuvas, que começaram no último final de semana e devem permanecer pelos próximos dias. Devido a intensidade, 13 cidades capixabas estão sob risco de deslizamentos e outros dois, com risco hidrológico, como enchentes, por exemplo.

Marechal Floriano apresenta risco alto para o movimento de terra. Já os municípios de Vila Velha, Serra, Viana, Santa Maria de Jetibá, Fundão, Vitória, Cariacica, Laranja da Terra, Nova Venécia, Rio Bananal, Água Doce do Norte e Ibiraçu estão em risco moderado para os deslizamentos. O risco hidrológico é de nível moderado em Mucurici e Laranja da Terra.

De acordo com dados do boletim da Defesa Civil Estadual, divulgados às 6 horas desta quarta-feira (10), a cidade que registrou maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi Mucurici, com 82 milímetros. Na sequência, está Cachoeiro de Itapemirim, com 63 mm; Cariacica, com 61 mm, Água Doce do Norte, 60 mm; e Santa Maria de Jetibá, com 57 mm.

O número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado somam 58. Em Vitória, há 18 desalojados e quatro desabrigados; em Vila Velha, cinco pessoas estão fora de casa; Situação complicada também em Itaguaçu, onde 22 pessoas estão desalojadas. Seis precisaram sair de casa em Barra de São Francisco e dois em Santa Teresa. Em Pancas, uma pessoa morreu ao ser atingido por uma descarca elétrica.

Alertas

Há avisos meteorológicos vigentes para o Espírito Santo. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mantém aviso especial de chuvas intensas, vendaval e possibilidade de granizo em 73 municípios capixabas. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o aviso especial de chuva forte para todo o estado, válido até o final da manhã desta quarta.

Previsão do tempo

De acordo com o Incaper, nesta quarta-feira, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantêm as condições de instabilidade no Espírito Santo. Previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões capixabas, podendo vir na forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais isolados, a partir da tarde, em alguns trechos do Estado.

A Zona de Convergência começa a perder força nesta quinta-feira (11), mas o tempo ainda segue instável no Espírito Santo. Previsão de chuva em alguns momentos do dia em todo o Estado. As temperaturas seguem estáveis e os ventos sopram com até moderada intensidade entre o litoral norte e o metropolitano.

FONTE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error