GERALNotícias

Polícia Ambiental recolhe tucano fugido de cativeiro em Divino de São Lourenço

Policiais militares do 2º Pelotão da 4ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental foram acionados nesta terça-feira (15) por um morador de Divino de São Lourenço para recolhimento de uma ave rara.

É um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), uma espécie nativa do Brasil, comum em regiões de serra da Mata Atlântica, que quase não é visto ou encontrado na região devido à destruição de seu habitat natural.

Segundo os policiais, a ave estava em boas condições de saúde, mas com as asas cortadas, o que indica que teria escapado do cativeiro.

Segundo a Polícia Ambiental  a ave possui o bico grande como uma espada, garganta e peito amarelos e barriga vermelha, tem cerca de 45 centímetros e pesa em torno de 300g.

A ave foi entregue aos agentes do Instituto de Meio Ambiente e Reucrsos Hídricos (Iema), onde passará por avaliação veterinária para que seja reintroduzido ao seu habitat natural.

A Polícia Militar Ambiental orienta que a população comunique imediatamente os órgãos ambientais capacitados caso encontrem algum animal silvestre.

Alerta que o ato de cortar as asas de aves, mesmo que sejam só penas é considerado crime de mutilação e maus tratos a animal e pode acarretar em pena de detenção de três meses a um ano, e multa segundo a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Para denúncias à Polícia Militar Ambiental é só ligar no Disque Denúncia, telefone 181 ou pelo site https:/disquedenuncia181.es.gov.br

Fonte:

Polícia Ambiental recolhe tucano fugido de cativeiro em Divino de São Lourenço
Redação Dia a Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error