GERALNotícias

Previsão do tempo: 2024 começa com chuva em quase todo o país

Região Sul terá tempo firme com temperaturas amenas. Parte do Nordeste também será sol. Todos os estados do Sudeste, Norte e Centro-Oeste têm previsão de pancadas neste começo de ano

O primeiro dia do ano será chuvoso em grande parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma frente fria que ainda está no oceano aumenta a umidade do ar e é a responsável pelas pancadas previstas para quase todo o Brasil.

A primeira semana de 2024 será marcada pelo tempo chuvoso, mas o calor continua em boa parte do Brasil — algo típico dessa época do ano. O primeiro dia de 2024 tem previsão de tempo instável de Norte a Sudeste do país, como explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

“Na parte central, Distrito Federal, Goiânia, são capitais que podem ter chuvas mais significativas, com possibilidade de chuvas mais fortes ao longo do dia primeiro. E também na região Sudeste, principalmente Espírito Santo e Minas Gerais. Não se descarta chuva no Rio de Janeiro e São Paulo pode ter também chuvas isoladas.”

A partir do dia 1º, segundo a meteorologista, o volume de chuvas pode ser maior. Mesmo o verão sendo tradicionalmente a estação mais chuvosa do ano, as pancadas amenizam mas não levam embora o calor. Segundo o Inmet, a previsão é que o verão de 2024 seja de temperaturas acima da média em todo o Brasil.

Tempo firme apenas no Sul e parte do Nordeste

A frente fria que chegou pelo Sul do Brasil — e trouxe chuva para a região no fim de semana — começa a subir e o tempo nesses locais volta a ficar firme.

“Realmente, onde não vai ter chuva com essas questões relacionadas a trovoadas e pancadas é na região Sul e também uma parte da região Nordeste. Mas nas demais áreas do país a gente vai ter chuvas e em alguns pontos com volumes mais significativos”, explica a meteorologista.

No Nordeste, a área com previsão de estabilidade vai do litoral norte de Pernambuco até o litoral norte da Bahia, que tende a ficar com o tempo aberto, onde terá também pouca nebulosidade.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alertas para as áreas litorâneas nos últimos dias de 2023. Para os primeiros dias de 2024, os ventos perdem a força, mas o mar pode continuar agitado e com ondas grandes até o meio da semana. O risco é moderado para a navegação e atividades de pesca, que vai do Litoral Sul até Florianópolis.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error